Terei de utilizar o AdBlue®? Porquê?
Todos os veículos pesados com motores a diesel registados a partir de 1 de Outubro de 2006 têm de cumprir o disposto na norma Euro 4 em matéria de emissões poluentes. De forma a cumprir as normas ambientais Euro 4 e Euro 5 (mais recente), sobre as emissões poluentes dos camiões, a grande maioria dos fabricantes optou pela tecnologia SCR que requer a utilização de uma solução aquosa de ureia a 32,5%.
Apesar de existir uma tecnologia alternativa, a EGR que leva ao aumento do consumo de gasóleo, constata-se que a generalidade dos fabricantes optou pela SCR sendo que a partir de 01 de Janeiro de 2015 (data de entrada em vigor da norma Euro 6) todos terão de a usar. Também nos Estados Unidos a norma EPA 2010 leva à utilização da tecnologia SCR.
O que é a Tecnologia SCR (redução catalítica selectiva)?
A tecnologia SCR reduz as emissões poluentes dos motores diesel pois os óxidos de azoto (NOx), ao passarem pelo sistema de escape, misturam-se com o AdBlue® transformando-se em azoto e vapor de água (que são componentes naturais do ar) por intermédio de uma reacção catalítica acelerada pelo calor.
Qual o prazo de validade do AdBlue®?
A sua vida útil será de aproximadamente 1 ano, desde que este seja armazenado a uma temperatura entre -11ºC e 30ºC, e desde que se evite a sua exposição prolongada às diferentes condições climatéricas nomeadamente o sol.
O AdBlue® pode congelar se a sua temperatura descer abaixo de -11°C; contudo, não sofre qualquer dano durante o processo de congelamento, e uma vez regressado ao seu estado original, a solução irá retomar a sua concentração e qualidade. A quantidade de ureia incluída pode diminuir se o AdBlue® for conservado a temperaturas superiores a 30°C podendo também, neste caso, formar-se amoníaco.
O AdBlue® é um aditivo para o gasóleo?
Não. Tem um sistema separado que nunca entra em contacto com o gasóleo.
Qual o consumo de AdBlue®?
Em média, o consumo de AdBlue® será de 1,5 litros por cada 100 km (condução em auto- estrada).
O que é a Legislação Euro 4, Euro 5 e Euro 6?
Legislação que obriga os veículos a gasóleo a reduzir as emissões provenientes dos motores.
A norma Euro 4 entrou em vigor em 1 de Outubro de 2006.
A norma Euro 5 entrou em vigor em 1 de Outubro de 2009.
A norma Euro 6 entrará em vigor em 1 de Janeiro de 2015.